Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Teoria do Comportamento do Consumidor

Teoria do Comportamento do Consumidor

O que faz com que determinado consumidor com uma renda limitada decida que bens ou serviços adquirir?

– Essa é uma questão relevante para a microeconomia e para tratá-la, existe a teoria do comportamento do consumidor, que consiste em uma descrição de como os consumidores alocam sua renda, entre diferentes bens e serviços, procurando maximizar o próprio bem-estar. Ou seja, interessa perceber o que faz com que alguém decida comprar algum bem ou serviço, considerando a sua renda.

O que faz com que determinado consumidor com uma renda limitada decida que bens ou serviços adquirir? – Essa é uma questão relevante para a microeconomia e para tratá-la, existe a teoria do comportamento do consumidor, que consiste em uma descrição de como os consumidores alocam sua renda, entre diferentes bens e serviços, procurando maximzar o próprio bem-estar. Ou seja, interessa perceber o que faz com que alguém decida comprar algum bem ou serviço, considerando a sua renda.

Para compreender a teoria do comportamento do consumidor é imprescindível examiná~la em três etapas.


a) Preferências do consumidor: A primeira etapa consiste em encontrar uma forma prática de descrever por que as pessoas poderiam preferir uma mercadoria a outra. Consiste também num tratamento algébrico e gráfico das escolhas do consumidor. Considerando a imensa variedade de produtos e serviços disponíveis e a diversidade de gostos pessoais, é nesta etapa que se busca descrever as possiveis escolhas do consumidor de forma coerente. 


b) Restrições Orçamentárias: Obviamente, os consumidores devem também considerar os preços. Portanto, leva-se em conta que os consumidores têm renda limitada, o que restinge a quantidade de mercadoria que podem adquirir. Importa compreender o que o consumidor deverá fazer dada a natureza limitada do seu rendimento.


c) Escolhas do consumidor: Diante de suas preferências e do rendimento limitado, os conumidores escolhem comprar as combinações de mercadorias que maximizam a sua satisfação. Essas combinações dependerão dos preços dos vários bens disponíveis 


Teoria do Comportamento do Consumidor

O que faz com que determinado consumidor com uma renda limitada decida que bens ou serviços adquirir? – Essa é uma questão relevante para a microeconomia e para tratá-la, existe a teoria do comp…

Elasticidade da Oferta e da Demanda

Tanto a oferta, assim como a Demanda por qualquer bem são influenciados pela variação de diversos factores, como o preço, os salários, os custos de produção, entre outros. Entretanto, torna-se necessá…

Equilíbrio de Mercado: Preço e Quantidade de Equilíbrio

Conforme dito na matéria sobre os Fundamentos da Oferta e Demanda, a teoria da oferta e demanda é a base para se perceber qualquer assunto sobre o qual a microeconomia aborde. É importante perceber de…

Factores que influenciam a curva da Demanda

Já foi explicado na matéria sobre Os fundamentos da oferta e demanda que a Curva da Demanda mostra a relação que existe entre o preço de algum bem e o quanto esse mesmo será procurado pelos …

Factores que influenciam a curva da Oferta

Conforme dito no artigo sobre os Fundamentos da Oferta e da Demanda, a curva da oferta informa-nos a relação que existe entre as quantidades ofertadas de um bem no mercado e o seu respectivo preç…

Os Fundamentos da Oferta e da Demanda

Com toda a certeza, o modelo da oferta e demanda é o instrumento-chave da microeconomia ( pode ver dicionário da economia). Com esse modelo básico podemos perceber por que e como os preços mudam e o q…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.