Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Queda livre e lançamento vertical para baixo e para cima

Queda livre e lançamento vertical para baixo e para cima

Queda livre

Durante a queda livre os corpos realizam um movimente uniformemente variado com uma aceleração constante de aproximadamente 10 m/s² portanto todas as equações do movimento uniformemente aviado se aplicam na queda livre.

Equações da queda livre

Exercícios de Queda livre

Lançamento vertical para baixo

Para melhor entender esse movimento vamos ver um exercício.

Exercício lançamento vertical para baixo


1.Um corpo é largado de uma altura de 125m determine;
     

a) O tempo gasto para atingir o solo (o tempo de queda).      

b) A velocidade do corpo ao atingir o solo.

Resolução Primeiros vamos esquematizar o iniciado

a)     Quando o corpo atingir o solo terá percorrido uma altura h=125m , uma vez que o corpo é largado v₀=0m/s e h₀=0m(considerando que estamos a estudar o movimento de cima para baixo)  para determinar o tempo que ele atinge o solo basta na equação da atura substituímos por esses valores.

b)    Sabemos que o corpo atinge o solo em “t=5s” então para determinar a velocidade do corpo ao atingir o solo basta na equação da velocidade “V=v₀+gt” onde vem “t” substituímos por esse valor e tendo em conta que v₀=0m/s e g=10m/s2.
V=v₀+gt

V=0+10×5

V=50m/s

Lançamento vertical para cima

Conforme fizemos no lançamento vertical para baixo para estudar esse movimente vamos analisar um exercício prático.

Exercício lançamento vertical para Cima

1. Um corpo é laçado verticalmente para cima com uma velocidade de 40m/s determine;
a) O tempo que o corpo leva para atingir a altura máxima
b) A altura máxima atingida pelo corpo
c) O tempo gasto para retornar ao solo
d) A velocidade do corpo ao retornar ao solo

Resolução

Primeiros vamos esquematizar o iniciado

       a)     Sabemos que quando o corpo atinge a altura máxima ele pará para poder mudar de movimento portando sua velocidade vale zero. E a aceleração de gravidade tem sempre o seu sentido dirigido para baixo e o corpo esta subir ou seja não tem mesmo sentido que a gravidade (g=-10m/s²)V=v₀+gt sabemos que v₀=40m/s , g=-10m/s² que quando o corpo atinge a altura máxima sua velocidade vale zero V=0m/s vamos substituir esses valor na equação da velocidade V=v₀+gt

v=40-10t  (equação da velocidade em função do tempo)

0=40-10t (como na altura máxima v=0m/s substituímos v por zero)

10t =40

t=40/10

t=4s        

b) Para determinar a altura máxima atingida vamos usar a equação da altura

      c)     Para determinar o tempo em que o corpo leva para retornar o solo basta recordar que quando corpo atinge o solo a altura é igual a zero. Então em só usarmos a equação da altura.

O corpo retorna ao solo em 8s (t=0s e o tempo em que o corpo sai do solo)


 d) Sabemos que o corpo retorna ao solo em “t=8s” (conforme calculamos na alinha anterior) então para determinar a velocidade do corpo ao retornar o solo vamos substituir esse valor na equação da velocidade para encontrar a velocidade do corpo quando ele atinge o solo.


v=40-10t  Sendo que o corpo retornou o solo em t=8s  

v=40-10 ×8

v=40-80

v=-80m/s

👉Movimento uniforme

👉Movimento Uniformemente Variado

👉Lançamento vertical para cima e para baixo (queda livre)

👉Lançamento obliquo

👉Lançamento horizontal

👉Movimento circular

Academia Militar Marechal Samora Machel

A Academia Militar Marechal Samora Machel é uma academia de formação Militar sediada em Nampula Av. FPLM, praça dos heróis Moçambique. Cursos disponíveis na academia Militar A Academia Militar Marecha…

Edital de exames de Admissão Academia Militar 2023

Esta em curso o processo de candidatura a admissão a academia militar “Samora Machel” (Marechal Samora Machel), a candidatura para academia Militar para o ano lectivo de 2023 teve inicio no dia 13 de …

Números primos

O que são números primos? Número primos são números naturais com apenas dois divisores o 1 e o próprio número. Exemplo: (2,3,5,7,11,13,17,19…) Explicação de por que os números são primos ou não …

Oportunidade de Estagio na HCB na área de Técnicos de Instrumentação

Técnicos de Instrumentação Estagiários A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) pretende recrutar para o seu quadro pessoal quatro (4) Técnicos de Instrumentação Estagiários para Songo em Tete. Requisit…

Oportunidade de Estagio na HCB para Técnicos de Máquinas Eléctricas

Estagio na HCB na para Técnicos de Máquinas Eléctricas A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) pretende recrutar para o seu quadro pessoal quatro (3) Técnicos de Máquinas Eléctricas Estagiários para So…

Bolsa de estudos para Doutoramento e Mestrado em Portugal 2022/2023

Bolsa de estudos para Doutoramento e Mestrado em Portugal Estará aberto o processo de candidatura a bolsas de estudo a conceder no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo Cooperação Portuguesa a cidadã…

BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL-2022/2023

Bolsas de Estudos para Portugal Estará aberto o processo de admissão de candidatos a novas bolsas de estudo a conceder no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo Cooperação Portuguesa a cidadãos Moçamb…

Concurso de acesso e ingresso no Ensino Superior em Portugal

Esta aberto concurso de acesso e ingresso no Ensino Superior em Portugal, através do Regime Especial – Ano Lectivo 2022-2023 Segundo o edital de regime especial publicado no portal do instituto de bol…

Edital de admissão aos cursos de saúde nível médio

Concurso de admissão para os cursos de saúde nível médio inicial Segundo semestre  2022 Estão aberto as inscrições para o concurso de admissão aos cursos de saúde de nível médio no Instituto Técnico d…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.