Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Factores que influenciam a curva da Demanda

Factores que influenciam a curva da Demanda

Já foi explicado na matéria sobre Os fundamentos da oferta e demanda que a Curva da Demanda mostra a relação que existe entre o preço de algum bem e o quanto esse mesmo será procurado pelos consumidores. Portanto, é possível, com base no modelo da demanda estudar o comportamento dos consumidores quando um determinado bem sofre alterações. Aliás, um estudo similar também pode ser feito em relação a oferta , conforme foi explicado na matéria sobre Os Factores que influenciam na curva da ofertaPortanto, neste artigo dar-se-á destaque ao comportamento que a curva da Demanda pode ter decorrente de variações nos factores que o influenciam.

O Preço do bem

O preço de determinado bem é o principal determinante da sua procura; no final das contas acaba sendo o preço do bem que irá determinar o quão acessível o bem é. Sabe-se que, geralmente, quanto mais caro uma mercadoria é menos pessoas estarão determinadas a adquirí-la e quanto mais acessível for a mercadoria maior será o número de pessoas propensas em adquirí-la. Assim, torna-se bastante clara a relação inversa que existe entre o preço de algum bem e as quantidades procuradas do mesmo.
O Gráfico da Demanda ilustra de modo bastante intuitivo a relação inversa entre o preço e as quantidades procuradas de algum bem através do seu formato decrescente. Esse formato mostra também que variações no preço do bem irão levar a movimentos ao longo da curva da Demanda de um ponto para o outro. Quando o preço do bem aumenta haverá movimentos ao longo do gráfico da direita para a esquerda e uma redução dos preços levará a movimentos ao longo da curva da esquerda para a direita. O Gráfico abaixo ilustra de modo devido esses movimentos ao longo da curva causados por variações no preço.

Do gráfico acima, pode-se concluir que quando o preço estava em P0, as quantidades que os consumidores procuravam estavam Q0, formando-se desse modo um ponto de intercessão (Q0,P0). Daí, o preço subiu até P1 e os consumidores passaram a procurar menos adquirir o bem, levando a uma queda da procura do ponto Q0 para Q1, formando um outro ponto de intercessão (Q1,P1).
Com o gráfico, pode-se concluir que quando o preço aumenta, haverá um movimento ao longo Curva da Procura da direita para a esquerda e quando o preço reduz o movimento ao longo da curva será no sentido contrário, isto é, da direita para a esquerda. 

Outras variáveis que influenciam a curva da demanda

  Outros factores, para além do preço do próprio bem, podem influenciar o comportamento da curva da demanda. Sabe-se, a essa altura, que alterações no preço do bem levam a movimentos ao longo da curva da demanda. As outras variáveis como renda, clima, ou até mesmo o preço de outros bens (substitutos e complementares). Para o caso da renda, na maioria das vezes, a quantidade procurada aumenta quando a renda aumenta e isso influenciará na própria curva da demanda, deslocando-a para o lado direiro. Uma redução na renda, em contrapartida, fará com que as quantidades demandadas também sofram uma redução, e isso fará com que o gráfico se desloque para o lado esquerdo. Para além da renda, outras variáveis poderão infuenciar no comportamento da curva, como o preço de bens substitutos, ou de bens complementares. Entretanto, de modo resumido, qualquer factor tenha influência directa sobre as quantidades demandas de determinado bem, para além do próprio preço, levará ao deslocamento da curva da Demanda. Se tal factor aumentar as quantidades procuradas do bem, a curva da Demanda deverá se deslocar para o lado direito e caso; e caso as quantidades demandas sejam reduzidas, o deslocamento será para o lado esquerdo .


Teoria do Comportamento do Consumidor

O que faz com que determinado consumidor com uma renda limitada decida que bens ou serviços adquirir? – Essa é uma questão relevante para a microeconomia e para tratá-la, existe a teoria do comp…

Elasticidade da Oferta e da Demanda

Tanto a oferta, assim como a Demanda por qualquer bem são influenciados pela variação de diversos factores, como o preço, os salários, os custos de produção, entre outros. Entretanto, torna-se necessá…

Equilíbrio de Mercado: Preço e Quantidade de Equilíbrio

Conforme dito na matéria sobre os Fundamentos da Oferta e Demanda, a teoria da oferta e demanda é a base para se perceber qualquer assunto sobre o qual a microeconomia aborde. É importante perceber de…

Factores que influenciam a curva da Demanda

Já foi explicado na matéria sobre Os fundamentos da oferta e demanda que a Curva da Demanda mostra a relação que existe entre o preço de algum bem e o quanto esse mesmo será procurado pelos …

Factores que influenciam a curva da Oferta

Conforme dito no artigo sobre os Fundamentos da Oferta e da Demanda, a curva da oferta informa-nos a relação que existe entre as quantidades ofertadas de um bem no mercado e o seu respectivo preç…

Os Fundamentos da Oferta e da Demanda

Com toda a certeza, o modelo da oferta e demanda é o instrumento-chave da microeconomia ( pode ver dicionário da economia). Com esse modelo básico podemos perceber por que e como os preços mudam e o q…

Resolução de (Teste I) de Calculo I UNIFEI

1) Calcule caso exista. Se não existir explique o por quê:Primeiro vamos Substituir onde vem x pela tendência que é 1 Temos uma indeterminação do tipo zero sobre zero 0/0 para resolver este limite (pa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.