Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Os Fundamentos da Oferta e da Demanda

Os Fundamentos da Oferta e da Demanda

Com toda a certeza, o modelo da oferta e demanda é o instrumento-chave da microeconomia ( pode ver dicionário da economia). Com esse modelo básico podemos perceber por que e como os preços mudam e o que acontece quando o governo intervém em um mercado. Assim, para perceber qualquer conceito do qual a microecomia trate é indispensável compreender os fundamentos do modelo da oferta e demanda dado que essa análise é uma ferramenta essencial e poderosa que pode ser aplicada em diferentes questões importantes para a ciencia economica.
O Modelo da Oferta e Demanda combina dois conceitos importantes: A Curva da Oferta e a Curva da Demanda. Portanto, é importante compreender claramente o que essas duas curvas representam.


Curva da OfertaA Curva da oferta mostra a relação entre as quantidades de um bem que os produtores desejam vender e o preço desse bem. Portanto, a curva da oferta é uma relação entre quantidade ofertada e preço. Matematicamente falando, a curva da Oferta pode ser representada do seguinte modo:
Qs = Qs(P)
A variável Qs representa as quantidades ofertadas de determinada mercadoria e a variável P representa o seu respectivo preço.
Em termos gráficos, a curva da oferta comporta-se de uma maneira crescente. Esse comportamento espelha a realidade, visto que quanto maior for o preço de determinado bem, maior será a capacidade e o desejo dos produtores em produzi-lo. Assim, um gráfico da oferta deverá mostrar as alterações nas quantidades produzidas de determinado bem, conforme variações no seu preço.    

O gráfico a seguir ilustra com clareza o comportamento de uma curva da oferta. Note-se que, conforme dito anteriormente, o gráfico tende a crescer, o que evidencia a relação de proporcionalidade directa entre o preço e as quantidades ofertadas; Quanto maior o preço de determinada mercadoria, maior será a disposição dos produtores em produzir tal mercadoria e quanto menor o preço, menor também será a disposição dos produtores em produzir determinado bem.   

Curva da oferta

Curva da Demanda (ou Procura)
Se de um lado a Curva da Oferta mostra a relação entre o preço de determinado bem e as quantidades ofertadas do mesmo, do outro lado temos a Curva da Demanda (ou Curva da Procura) que visa mostrar a relação que existe entre as quantidades que os consumidores procuram de determinado bem e o seu respectivo preço. Assim, a Curva da Demanda informa-nos a quantidade de determinado bem que os consumidores desejam comprar a medida que o seu preço unitário varia.
Matematicamente, podemos escrever essa relação do seguinte modo:
QD = QD(P)
QD representa as quantidades procuradas de determinado bem e P o seu respectivo preço.
Em termos de gráfico, geralmente, a curva da Demanda apresenta-se de modo decrescente, visto que quanto maior for o preço de alguma mercadoria, menor será a disposição dos consumidores em adquiri-lo, o que traduz-se na relação negativa entre as variáveis que a Curva da Demanda estuda.  

Curva da Procura

Veja mais aulas de economia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.