Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos

Operações entre conjuntos

As principais operações entre conjuntos são;

* União (U)

* Intercessão (∩)

* Complementar de um conjunto

* Diferença (A/B)

* Diferença simétrica ∆


União de conjuntos (AUB)

A união consiste basicamente em unir os dois conjuntos isto é agrupar todos elementos do conjunto eu estão a ser unidos e transformar em um só conjunto com todos elementos dos conjunto que estão a ser unidos.

1.Para os conjuntos A={1,3,5,7} e B={2,4,6,8,10}

Determine a união entre esses dois conjuntos (AUB)

Confirme já dissemos a união de dois conjuntos A e B será um conjunto que surge com a “junção” de todos os elementos do conjunto A e B (sem repetir os elementos)

AUB={1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}

2.Seja dado o conjunto A={4,5,7} e B={2,4,8}

A união entre esses dois conjuntos (AUB) é;

AUB={2,4,5,4,5,7,8,9}

Nota: Não repetimos o nenhum elemento, (o 4 esta nos dois conjuntos não precisamos de repetir ele duas vezes).

3.Sendo o conjunto A={a,e,i,o,u} e B={a,b,c,e,f,d,f}

Ache o conjunto que surge da união entre esses dois conjuntos (AUB)

AUB={a,b,c,e,f,d,f,o,u}


Intercessão de conjuntos (AB)

Fazer a intercessão de dois ou mais conjuntos consistem em levamos os elementos que estão simultaneamente nos dois conjuntos e fazer um novo conjunto.

1. A={a,e,i,o,u} e B={a,b,c,e,f,d,f,g,h}

Determine a intercessão entre esses dois conjuntos (AB)

A intercessão entre os conjuntos A e B será todos os elementos do conjunto A que estão no conjunto B, ou seja são os elementos que pertencem simultaneamente ao dois conjuntos. Esse caso os elementos que estão simultaneamente no conjunto A e no conjunto B são “a , e” então a intercessão entre esses dois conjuntos é;

AB={a,e}


Complementar de um conjunto

Se tivermos um conjunto A e queremos o seu complementar, Basta no conjunto Universo tivemos os elementos que estão no A o conjunto que se forma será o complementar de A.

1.Seja dado o conjunto A={a,i} e U={a,e,i,o,u}

Encontre o conjunto complementar de A

O conjunto complementar de A é o conjunto de todos elementos que estão no nosso universo e não estão no conjunto A, nesse caso em concreto os elementos que estão no Universo e e não estão no A são “e,o,u” então o complementar de A será o conjunto formado por estes elementos

Â={e,o,u}


Diferença entre dois conjuntos(A/B)

A diferente de B (A/B) são os elementos do conjunto A que não estão no conjunto B.

1.Seja dado o conjunto A={1,3,4,5,7} e B={2,4,8,9}

Encotre os conjuntos;

a)A/B

b)B/A

A/B={1,3,5,7}

B/A={2,8,9}


Diferença simétrica A∆B

A diferença simétrica entre os conjuntos representa a união entre os conjuntos tirando a intercessão. A Diferença simétrica entre o conjunto A e B será;

* A∆B= (AUB)/(A∩B)

1.Seja dado o conjunto A={a,e,i,o,u} , B={a,b,c,e,f,d,f,g,h} e C={d,e,f,g,h,i,j,k}

Determine ;

a)A∆B

b)C∆B

Resolução

a) A∆B é a união ente os conjuntos A e B tirando a intercessão nesse caso a união é AUB={a,b,c,e,f,d,f,g,hi,o,u} e a intercessão é AB={a,e} a união tirando a intercessão temos A∆B logo;

A∆B={b,c,d,f,g,h}

B) seguindo o mesmo procedimento de fazer a intercessão de CUB e depois tirar os elementos da intercessão entre BC temo que;

C∆B={a,b,c,i,j,k}

Exercícios para praticar teoria de conjuntos

1.Seja dados os conjuntos A,B e C onde A={1,3,4,5,6,7}, B={1,3,6,9} e C={0,2,4,6,8}

Determine os seguintes conjuntos

A)AUC

B)AC

C)BUC

D)(AUB)/C

E)A/B

f)A∆C

Números primos

O que são números primos? Número primos são números naturais com apenas dois divisores o 1 e o próprio número. Exemplo: (2,3,5,7,11,13,17,19…) Explicação de por que os números são primos ou não …

Propriedades de potência

Quais são as propriedades de potência Existem diversas propriedades de potência iremos nos centrar nas principais propriedades que são: 1.Multiplicação de potências de mesma base Na multiplicação de p…

Quadrado de uma soma e quadrado de uma diferença

Quadrado de uma soma Quadrado de uma soma é uma expressão matemática do tipo: (a+b)2 O quadrado de uma soma e quadrado de uma diferença O quadrado de uma soma pode ser facilmente calculado pela fórmul…

Números complexos

Números complexos (C) Os números complexos são representados pelo conjunto C, nesse conjunto encontraremos alguns números que em IR não existem. Como surgem os números complexos Os números complexos s…

Apostila de Cálculos de limites (Ebook de calculo I)

Apostila de cálculo de limite Você sabia que tem um Ebook de cálculo de limites que pode ajudar você a ter um bom desempenho académico na disciplina de cálculo I. Uma apostila feito para você aprender…

Diagrama de Venn

O que é diagrama de Venn O diagrama de Venn é uma forma Matemática usada para representar um conjunto de dados. Como representar os dados no diagrama de Venn Como primeira dica para representar os dad…

Lógica Matemática ( operações lógicas e proposições)

Lógica Matemática A lógica matemática estuda o raciocínio matemático Valor lógico Os valores lógicos são verdadeiro e falso (V e F) O que é uma preposição? Uma preposição é uma expressão lógica que po…

Tipos de conjuntos (Teoria de conjuntos)

O que é um conjunto ? Conjunto é um agrupamento que pode ser de seres, números objectos etc, com as mesmas características. Elemento de um conjunto Elemento de um conjunto é cada objecto do conjunto S…

Operações entre conjuntos
Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos As principais operações entre conjuntos são; * União (U) * Intercessão (∩) * Complementar de um conjunto * Diferença (A/B) * Diferença simétrica ∆ União de conjuntos (AUB) A …

lei dos cossenos e lei dos senos

Lei dos cossenos Seja da um triângulo A lei dos cossenos relaciona os lados desse triângulo e os ângulos de tal modo que com dois lados e o ângulo oposto ao lado desejado seja possível determinar a me…

Equações trigonométricas

O que são equações trigonométricas Equações trigonométricas são equações que uma ou mais expressão trigonométrica. Relações trigonométricas usadas na resolução de equações trigonométricas. * sen(x)=co…

Funções trigonométricas função co-tangente

Funções trigonométricas função co-tangente y=ctg(x) A função co-tangente f(x)= ctg(x) é definida como a razão entre a função g(x)=cos(x) e a função h(x)=sen(x) . Com isso podemos claramente notar que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.