Início » Aulas » Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos

Operações entre conjuntos

As principais operações entre conjuntos são;

* União (U)

* Intercessão (∩)

* Complementar de um conjunto

* Diferença (A/B)

* Diferença simétrica ∆


União de conjuntos (AUB)

A união consiste basicamente em unir os dois conjuntos isto é agrupar todos elementos do conjunto eu estão a ser unidos e transformar em um só conjunto com todos elementos dos conjunto que estão a ser unidos.

1.Para os conjuntos A={1,3,5,7} e B={2,4,6,8,10}

Determine a união entre esses dois conjuntos (AUB)

Confirme já dissemos a união de dois conjuntos A e B será um conjunto que surge com a “junção” de todos os elementos do conjunto A e B (sem repetir os elementos)

AUB={1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}

2.Seja dado o conjunto A={4,5,7} e B={2,4,8}

A união entre esses dois conjuntos (AUB) é;

AUB={2,4,5,4,5,7,8,9}

Nota: Não repetimos o nenhum elemento, (o 4 esta nos dois conjuntos não precisamos de repetir ele duas vezes).

3.Sendo o conjunto A={a,e,i,o,u} e B={a,b,c,e,f,d,f}

Ache o conjunto que surge da união entre esses dois conjuntos (AUB)

AUB={a,b,c,e,f,d,f,o,u}


Intercessão de conjuntos (AB)

Fazer a intercessão de dois ou mais conjuntos consistem em levamos os elementos que estão simultaneamente nos dois conjuntos e fazer um novo conjunto.

1. A={a,e,i,o,u} e B={a,b,c,e,f,d,f,g,h}

Determine a intercessão entre esses dois conjuntos (AB)

A intercessão entre os conjuntos A e B será todos os elementos do conjunto A que estão no conjunto B, ou seja são os elementos que pertencem simultaneamente ao dois conjuntos. Esse caso os elementos que estão simultaneamente no conjunto A e no conjunto B são “a , e” então a intercessão entre esses dois conjuntos é;

AB={a,e}


Complementar de um conjunto

Se tivermos um conjunto A e queremos o seu complementar, Basta no conjunto Universo tivemos os elementos que estão no A o conjunto que se forma será o complementar de A.

1.Seja dado o conjunto A={a,i} e U={a,e,i,o,u}

Encontre o conjunto complementar de A

O conjunto complementar de A é o conjunto de todos elementos que estão no nosso universo e não estão no conjunto A, nesse caso em concreto os elementos que estão no Universo e e não estão no A são “e,o,u” então o complementar de A será o conjunto formado por estes elementos

Â={e,o,u}


Diferença entre dois conjuntos(A/B)

A diferente de B (A/B) são os elementos do conjunto A que não estão no conjunto B.

1.Seja dado o conjunto A={1,3,4,5,7} e B={2,4,8,9}

Encotre os conjuntos;

a)A/B

b)B/A

A/B={1,3,5,7}

B/A={2,8,9}


Diferença simétrica A∆B

A diferença simétrica entre os conjuntos representa a união entre os conjuntos tirando a intercessão. A Diferença simétrica entre o conjunto A e B será;

* A∆B= (AUB)/(A∩B)

1.Seja dado o conjunto A={a,e,i,o,u} , B={a,b,c,e,f,d,f,g,h} e C={d,e,f,g,h,i,j,k}

Determine ;

a)A∆B

b)C∆B

Resolução

a) A∆B é a união ente os conjuntos A e B tirando a intercessão nesse caso a união é AUB={a,b,c,e,f,d,f,g,hi,o,u} e a intercessão é AB={a,e} a união tirando a intercessão temos A∆B logo;

A∆B={b,c,d,f,g,h}

B) seguindo o mesmo procedimento de fazer a intercessão de CUB e depois tirar os elementos da intercessão entre BC temo que;

C∆B={a,b,c,i,j,k}

Exercícios para praticar teoria de conjuntos

1.Seja dados os conjuntos A,B e C onde A={1,3,4,5,6,7}, B={1,3,6,9} e C={0,2,4,6,8}

Determine os seguintes conjuntos

A)AUC

B)AC

C)BUC

D)(AUB)/C

E)A/B

f)A∆C

Diagrama de Venn

O que é diagrama de Venn O diagrama de Venn é uma forma Matemática usada para representar um conjunto de dados. Como representar os dados no diagrama de Venn Como primeira dica para representar os dad…

Lógica Matemática ( operações lógicas e proposições)

Lógica Matemática A lógica matemática estuda o raciocínio matemático Valor lógico Os valores lógicos são verdadeiro e falso (V e F) O que é uma preposição? Uma preposição é uma expressão lógica que po…

Tipos de conjuntos (Teoria de conjuntos)

O que é um conjunto ? Conjunto é um agrupamento que pode ser de seres, números objectos etc, com as mesmas características. Elemento de um conjunto Elemento de um conjunto é cada objecto do conjunto S…

Operações entre conjuntos
Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos As principais operações entre conjuntos são; * União (U) * Intercessão (∩) * Complementar de um conjunto * Diferença (A/B) * Diferença simétrica ∆ União de conjuntos (AUB) A …

lei dos cossenos e lei dos senos

Lei dos cossenos Seja da um triângulo A lei dos cossenos relaciona os lados desse triângulo e os ângulos de tal modo que com dois lados e o ângulo oposto ao lado desejado seja possível determinar a me…

Equações trigonométricas

O que são equações trigonométricas Equações trigonométricas são equações que uma ou mais expressão trigonométrica. Relações trigonométricas usadas na resolução de equações trigonométricas. * sen(x)=co…

Funções trigonométricas função co-tangente

Funções trigonométricas função co-tangente y=ctg(x) A função co-tangente f(x)= ctg(x) é definida como a razão entre a função g(x)=cos(x) e a função h(x)=sen(x) . Com isso podemos claramente notar que …

Funções trigonométricas função tangente

Função tangente A função tangente f(x)=tan(x) é definida como a razão entre a função g(x)=sen(x) e a função h(x)=cos(x) . Com isso podemos claramente notar que função tangente tem zeros sempre que sen…

Funções trigonométricas função cosseno y=cos(x)

Função cosseno y=cos(x) Representação gráfica da função y=cos(x) Para representar o gráfico da função seno iremos construir uma tabela onde atribuiremos valores e x e encontrares com base nesses valor…

Funções trigonométricas função seno y=sen(x)

Funções trigonométricas As principais funções trigonométricas são função seno, função cosseno, função tangente e a função co-tangente. Nesse capítulo iremos aprender a como representar graficamente es…

Funções logarítmicas (Representação gráfica e estudo completo)

O que são funções logaritmicas? O que são funções logaritmicas? Funções logarítmicas são funções em que a variável esta no logaritmano, não basta só saber o concito de funções logarítmicas e necessári…

Inequações logarítmicas

O que são Inequações logarítmicas Inequações logarítmicas são inequações onde a variável aparece no dentro de um logaritmo, são exemplos de inequações logaritmos as seguintes; a)log2⁡ x<log2⁡ 2 b)l…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *