Início » Aulas » Lançamento horizontal

Lançamento horizontal

O que é lançamento horizontal

O lançamento horizontal é um caso particular do lançamento oblíquo. Neste caso o ângulo de lançamento é igual a zero (ø=0).

Na horizontal realize se movimento uniforme conforme vimos no lançamento oblíquo. Na vertical realiza se movimento uniformemente variado com uma aceleração ̔g̕

Equações do lançamento horizontal

Para ter as equações do lançamento horizontal vamos ter como base as equações do lançamento oblíquo e termos em conta a particularidade de que o ângulo de lançamento vale zero (ø=0).

Equação da velocidade

Eixo horizotal;  Vx=vocosø = vocos0= vo1= vo                         

Eixo vertical ;  Vy= vosenø+gt=vosen0+gt= vo0+gt== 0+gt= gt

Equação da posição

Para ter essas equações vamos considerar (ø=0) e também convêm estudar o movimento a partir do local onde foi lançado ou seja considerar que o xo=0m e ho=0m    

x=xo+vo cosøt=0+vcos0 t= Vot

Equação da trajectória Como também quem não dependa do tempo a qual chamamos de equação da trajectória vamos utilizar as equações da posição. x= Vo×t  vamos isolar a variável “t”

h=1/2 (x/vo)2

O que nos leva a concluir que trajectória é uma parábola

Resumo das Equações do lançamento horizontal

Tipo de Equação Expressão
Velocidade ao longo da horizontal (Vx)Vx=vo
Velocidade ao longo da vertical (Vy)Vy= gt
Equação da posição horizontal (x)x= Vot  
Equação da posição vertical (h)h=1/2 gt2
Equação da trajectória h(x)h=1/2 (x/vo)2

Exercício para praticar o que aprendemos

1.Um avião voa horizontalmente a 1280 m de altitude com velocidade de 200 m/s, O piloto lança um sacola contendo alimentos e remédios. Dado g=10 m/s² , determine:

a) O tempo em que o pacote atinge o solo;
b) A que distância da vertical em que a sacola foi lançado ele atinge o solo;
c) A velocidade vertical com que a sacola atinge o solo. d) O modulo da velocidade com que a sacola atinge o solo
Resolução

a) No instante em que a sacola atinge o solo terá percorrido uma distância vertical de 1280m (h =1280 m). Então para ter o tempo em que atinge o sol, basta usar a equação de altura em função do tempo e igual h a esse valor.

b ) A distância da vertical em que o sacola foi lançado ele atinge o solo equivale a distância “x” em que o corpo percorreu ate atingir o solo e nos sabemos conforme o calculo que fizemos que ele percorreu essa distância em 16 segundos

x = Vo×t  

x = 200×t  vimos que t=16s

x = 200×16

x = 3200m

c) A velocidade vertical com que o corpo atinge o solo e dado por Vy=gt conforme a equação que vimos.

Vy=gt

Vy=10×16

Vy=160m/s

d) O modulo da velocidade é a raiz quadrada da soma dos quadrados da velocidade horizontal assim como vertical. 
Vx=v0 =200 m/s (Vx permanece pois a velocidade em x é contaste realiza movimento uniforme) Vy(no solo)=160m/s

  |v|=256m/s


Movimento uniformemente variado

O que é movimento uniformemente variado Movimento uniformemente variado é aquele em que a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo. Ou seja a aceleração é constante. (Veja também Moviment…

Movimento uniforme

Movimento uniforme Movimento uniforme é aquele em que a velocidade instantânea permanece constante. Em termos gráficos temos; Gráficos e equações do movimento uniforme Conforme podemos ver o…

Queda livre e lançamento vertical para baixo e para cima

Queda livre Durante a queda livre os corpos realizam um movimente uniformemente variado com uma aceleração constante de aproximadamente 10 m/s² portanto todas as equações do movimento uniformemen…

Lançamento oblíquo

Lançamento oblíquo Para melhor compreende esse movimento vamos analisar o seguinte esquema de um corpo lançado obliquamente para cima com um ângulo ø em relação ao eixo x ; Conforme vemos no esquema o…

Lançamento horizontal

O que é lançamento horizontal O lançamento horizontal é um caso particular do lançamento oblíquo. Neste caso o ângulo de lançamento é igual a zero (ø=0). Na horizontal realize se movimento uniforme co…

Movimento circular

Movimento circular Movimento circular é basicamente um movimento curvilíneo com raio constante, São exemplos de movimento circular o ponteiro de um relógio, a roda de um caro, as pás do vent…

Indutância Mútua

1.Calcular as correntes do circuito que se segue aplicando o método de malhas independentes. E1 = 10V ; XL1 = 5Ω ; XC2 = 5Ω ; XL3 = 5Ω ; R2 = 2Ω ; XM = 2Ω . Resoluçã…

Malhas independentes( Circuitos de corrente continua)

Malhas independentes Passos para a resolução de exercícios usando o medo de malhas independentes 1°-Definir para cada malha o nome e sentido da corrente; 2°-Aplicar a segunda lei de Kirchoff para obte…

Aplicação do método de Malhas independentes em circuitos de corrente alternada (CA).

A aplicação do método de Malhas independentes para a resolução de em circuitos de corrente alternada (CA) é de forma análogo que para circuitos de corrente continua. O que muda é que em corrente alter…

Método de sobreposição

Método de sobreposição O método de sobreposição consiste em analisar o circuito parcialmente; Analisando o circuito com apenas uma fonte de cada vez. Para isso devemos eliminar as fontes deixando apen…

Regime de ressonância e valores instantâneos

Regime de ressonância Um circuito eléctrico de corrente alternada esta em regime de ressonância de a impedância equivalente conter apenas a parte resistiva (não conter parte indutiva nem parte capacit…

Método de análise nodal em circuitos de corrente alternada

Método de análise nodal A aplicação do método de Analise nodal para a resolução de em circuitos de corrente alternada (CA) é de forma análogo que para circuitos de corrente continua. O que muda é que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *