Lançamento oblíquo
Para melhor compreende esse movimento vamos analisar o seguinte esquema de um corpo lançado obliquamente para cima com um ângulo ø em relação ao eixo x ;

Conforme vemos no esquema o corpo move-se tanto ao longo do eixo vertical (h) assim como ao longo de eixo horizontal x.
Em relação ao eixo horizontal (x)
O corpo com uma velocidade constante isso significa que ele realiza um movimento uniforme, portanto valem todas as equações do movimento uniforme. x=xₒ+vxt Sendo vx=vₒx= vₒcosø
No eixo vertical o corpo realiza um movimento uniformemente variado.

Só para recordar;
1.o modulo da velocidade |v| é obtida usando o teorema de Pitágoras assim como

2.Quando o corpo atinge hmax v=0m/s
3.Quando o corpo retorna ao solo h=0m e x= Alcance
4.A aceleração de gravidade (g) é negativa pois o corpo e lançado para cima e a gravidade sempre a tua para baixo.
Agora podemos ver um exercício para aprimorar os conhecimentos
1. Um corpo é laçado do solo com uma velocidade de 40m/s formando um ângulo de 30ᵒ determine;
a) As equações horárias do movimento
b) O tempo gasto para atingir a altura máxima
c) A altura máxima atingida
d)O tempo gasto para retornar ao solo
e)O alcance
Resolução Primeiro vamos esquematizar

a) As equações horárias são; Para h temos um movimento uniformemente variado com forme dissemos

Em relação a ao eixo horizontal (x) temos UM então;

b) Sabemos que quando atinge a altura máxima a velocidade e igual a zero então para determinar o tempo que ele leva para atingir a altura máxima na equação iremos igualar vy a zero

c) Vimos que ele atinge a altura máxima em 2s conforme calculamos anteriormente

d) Sabemos que no solo h=0m então para determinar esse temo basta na equação da altura substituir h por zero

O corpo retorna ao solo em 4s
e) Para determinar o alcance basto recorda que o corpo faz um alcance quando ele retorna ao solo. Ou seja o alcance é a distância horizontal que o corpo percorre atem retornar ao solo Vimos que o corpo retorna o solo em 4s então vamos substituir esse valor na equação do x

Movimento uniformemente variado
O que é movimento uniformemente variado Movimento uniformemente variado é aquele em que a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo. Ou seja a aceleração é constante. (Veja também Moviment…
Movimento uniforme
Movimento uniforme Movimento uniforme é aquele em que a velocidade instantânea permanece constante. Em termos gráficos temos; Gráficos e equações do movimento uniforme Conforme podemos ver o…
Queda livre e lançamento vertical para baixo e para cima
Queda livre Durante a queda livre os corpos realizam um movimente uniformemente variado com uma aceleração constante de aproximadamente 10 m/s² portanto todas as equações do movimento uniformemen…
Lançamento oblíquo
Lançamento oblíquo Para melhor compreende esse movimento vamos analisar o seguinte esquema de um corpo lançado obliquamente para cima com um ângulo ø em relação ao eixo x ; Conforme vemos no esquema o…
Lançamento horizontal
O que é lançamento horizontal O lançamento horizontal é um caso particular do lançamento oblíquo. Neste caso o ângulo de lançamento é igual a zero (ø=0). Na horizontal realize se movimento uniforme co…
Movimento circular
Movimento circular Movimento circular é basicamente um movimento curvilíneo com raio constante, São exemplos de movimento circular o ponteiro de um relógio, a roda de um caro, as pás do vent…
Força centrípeta e força elástica
Força centrípeta Quando um corpo realiza um movimento circular uniforme ela esta sujeita a uma aceleração centrípeta (ac) que e responsável pela mudança da direcção do movimento. A aceleração centrípe…
Força de atrito e Plano inclinado
Força de atrito e Plano inclinado Nessa aula iremos bordar de orna pratica os conceito de força de atrito e aplano inclinado. Atrito As vezes tentamos empurrar alguns corpos em certas superfícies…
Leis de Newton
Leis de Newton Na dinâmica estudamos basicamente três leis de Newton saber já a seguir; 1ª Lei de Newton lei da inércia Na ausência de uma força um corpo em repouso permanece em repouso e um corpo em …
Dinâmica (força resultante e decomposição de forças )
Dinâmica No primeiro capítulo vimos a cinemática onde estudamos os movimentos, veja que na cinemática não se importávamos com a causa do movimento aqui na dinâmica nos teremos em conta a causa do movi…
Calorimetria ( Princípio fundamental da calorimétrica)
Calorimetria Para um estudo eficaz da colorimetria convêm antes conhecemos as formas de transmissão de calor. As formas de transmissão de calor são ; – Condução – Convecção – Irradia…
Radiação térmica e Corpo negro
Radiação térmica Radiação térmica é a radiação electromagnética emitida devido a energia interna. (os corpo emitem radiações térmicas (infravermelhos) devido a temperatura que causa um movimento desor…