Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Limite exponencial (limite de Euler)

Limite exponencial (limite de Euler)

Limite exponencial são conhecido vulgarmente como limite de Euler, a indeterminação nos limites exponencial de Euler é um elevado a infinito.

Limite de Euler

Substituindo o x pela tendência temos:

Ai temos uma indeterminação do tipo um elevado a infinito como que eliminar essa indeterminação, para eliminar a indeterminação e conhecer o valor do limite vamos usar o auxilio da tabela onde como x tende a infinito faremos a substituição de números muito grande para vermos o valor do limite.




O 2.718282… é um número irracional (com dizimas infinitas não periódicas) praticamente impossível de memorizar então Em Homenagem ao matemático Euler 2.718282…= e então.

Propriedades para o cálculo de limites exponenciais

Demonstração

No nosso limite notável (No limite de Euler) temos (1+1/x) não (1+a/x) então faremos uma substituição a/x=1/t para podermos ter uma expressão idêntica ao nosso limite notável.

Calcules os seguintes limites exponenciais

Exercício #1 limites exponencial




Nesse limite comparando com a expressão demonstrada acima o nosso a é dois então este limite resulta em e²

Exercício #2 limites exponencial

Comparando a expressão (1+a/x) e (1-5/x) concluímos que o a vale menos cinco então limite vale e-

Exercício #3 limites exponencial




De acordo com as propriedades de cálculo de limites podemos passar o limite para dentro do logaritmo, faremos isto e depois resolvermos o limite da mesma forma que os exercícios acima.

Irei omitir a explicação para enviar ser muito repetitivo pois a explicação dos exercícios a seguir é a mesma com os acima explicados.




Exercício de limites de Euler




Por  vezes para calcular os limites exponencial será preciso fazer algumas operações matemática por o limite pode não ser tão simples de indicar o resultado. veja os exercícios a seguir

Exercício #7 limites exponencial

Esse limite tem uma indeterminação um elevado a infinito e o expoente é x-3 no limite notável que nos vimos temos apenas x como expoente então vamos separa a potência em dois produtos.

 Exercício #8 limites exponencial




 

No nosso limite notável a parte que contem denominador só aparece x não x-1 então iremos substituir x-1 por t para termos um limite idêntico ao limite notável

 Exercício #9 limites exponencial

vamos fazer uma substituição de variável

Exercício #10 limites exponencial

Vamos evidenciar o x no numerador assim como no denominador assim nos teremos expressões idênticas ao do limite notável, e então ai aplicaremos o conhecimento de  limite notável.

Exercício #11 limites exponencial




Vamos evidenciar o 4x no numerador assim como no denominador assim nos teremos expressões idênticas ao do limite notável, e então ai aplicaremos o conhecimento de limite notável.

Exercício #12 limites exponencial

Vamos evidenciar o x no numerador assim como no denominador assim nos teremos expressões idênticas ao do limite notável, e então ai aplicaremos o conhecimento de limite notável.

Exercício #13 limites exponencial

O limite de (x+2)/(4x+6) quando x tende a infinito é ¼ e ¼ elevado a infinito da zero então este limite da zero

Propriedade de limite exponencial




Demonstração de limite exponencial

De maneira geral;

Calcule;

De um modo geral

Então: o limite pode ser transformando em :

Exercício #16 limites exponencial

Temos um limite com indeterminação um elevado a infinito vamos aplicar o conhecimento adquirido de transformar esse limite em um outro onde na função f(x) tiramos uma unidade e multiplicamos por g(x)

Exercício #17 limites exponencial

Aula em video

Exercícios de limites experiencial de Euler




Usamos os conhecimentos adquiridos a partir dessa aula e das aulas anteriores de calcule os seguintes limites:


Veja mais uma das nossa aulas

Apostila de Cálculos de limites (Ebook de calculo I)

Apostila de cálculo de limite Você sabia que tem um Ebook de cálculo de limites que pode ajudar você a ter um bom desempenho académico na disciplina de cálculo I. Uma apostila feito para você aprender…

Resolução de (Teste I) de Calculo I UNIFEI

1) Calcule caso exista. Se não existir explique o por quê:Primeiro vamos Substituir onde vem x pela tendência que é 1 Temos uma indeterminação do tipo zero sobre zero 0/0 para resolver este limite (pa…

Exercícios sobre limites e continuidades

No numerador temos uma expressão modular primeiro vamos tirar o módulo. Sabemos que:Como os limites laterais quando x se aproxima de 3 são diferentes então não existe limite Quando x se aproxima de 3 …

Limites indeterminações do tipo zero sobre zero

Limites contendo indeterminações do tipo zero sobre zero são limites em que ao substituir a variável pela sua tende temos uma “expressão” do tipo zero sobre zero (0/0). Como resolver limites cont…

Resolução de exercícios sobre limites trigonométricos

Uma vez que já vimos o limite trigonométrico fundamental a gora e a hora de usar esse conhecimentos juntamente com as propriedades e identidades trigonométricos par a resolução de exercícios trigonomé…

Limites laterais (Limite lateral à esquerda e limite lateral à direita)

Seja dado uma função f(x) cujo o gráfico é representado na figura acima Como achar os limites laterais e o que são limites laterais? Para chegarmos ao ponto da abcissa x=a podemos usar dois camin…

Continuidade de função e Tipos de descontinuidades

Continuidade de função Seja dado uma função f(x) e um ponto qualquer x=a que pertence ao domínio de f(x) dissemos que a função f(x) é continua no ponto x=a se ;…

Limites trigonométricos

Para resolver exercícios de limites trigonométricos devemos antes conhecer e ter o domínio do Limite trigonométrico fundamental  nessa aula iremos fazer a demonstração do…

Limite notável (limite exponencial)

O Limite notável é base para a resolução de diversos limites exponencial épraticamente impossível resolver limites exponenciais sem conhecer o limitenotável. Como resolver limites notável &n…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.