Avançar para o conteúdo
Início » Aulas » Radiação térmica e Corpo negro

Radiação térmica e Corpo negro

Radiação térmica

Radiação térmica é a radiação electromagnética emitida devido a energia interna. (os corpo emitem radiações térmicas (infravermelhos) devido a temperatura que causa um movimento desordenado das partículas)

Exemplo; luz solar

Intensidade de radiação

Intensidade de radiação refere-se a potência emitida por unidade de área.

Corpo negro

Um corpo negro é um corpo ideal que;

– Absorve toda radiação que incide sobre ele.

– É um emissor perfeito (é o corpo que mais radiação emite a uma determinada temperatura)

– a intensidade de radiação tende a zero para valores de comprimento muito baixos e muito altos

Lei de Wien

O comprimento de onda emitido por um corpo negro é inversamente proporcional a temperatura

ʎ→ Comprimento de onda máximo do corpo negro

T→ Temperatura

b→ constante de Wien

Conversões básicas de comprimento

Conversão de Angostron para metros

Exercícios de aplicação

1.A temperatura da pele humana é de aproximadamente 35ºC. Determine o comprimento de onda em que a radiação emitida pela pele tem a máxima intensidade espectral,

Dados

T=35 ºC=(35+273) K=308 K

Resolução

2. O gráfico representa a emissividade duma estrela em função da frequência. Qual é, em Hz, a frequência correspondente ao comprimento de onda máximo da estrela?

Dados

T=3500 K

Resolução

Lei de Boltzmann

A intensidade de radiação é directamente proporcional a quarta potência da temperatura.

T→ Temperatura

σ → Constante de Boltzmann

Exercícios de aplicação

1. Qual é a intensidade de radiação emitida por um corpo negro com um Comprimeto de onda máximo de 1200Å

Dados

Resolução

2.Qual é a relação entre as energias radiadas por um corpo negro a 1251K e a 417K?


Mais aulas de física

Movimento uniformemente variado

O que é movimento uniformemente variado Movimento uniformemente variado é aquele em que a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo. Ou seja a aceleração é constante. (Veja também Moviment…

Movimento uniforme

Movimento uniforme Movimento uniforme é aquele em que a velocidade instantânea permanece constante. Em termos gráficos temos; Gráficos e equações do movimento uniforme Conforme podemos ver o…

Queda livre e lançamento vertical para baixo e para cima

Queda livre Durante a queda livre os corpos realizam um movimente uniformemente variado com uma aceleração constante de aproximadamente 10 m/s² portanto todas as equações do movimento uniformemen…

Lançamento oblíquo

Lançamento oblíquo Para melhor compreende esse movimento vamos analisar o seguinte esquema de um corpo lançado obliquamente para cima com um ângulo ø em relação ao eixo x ; Conforme vemos no esquema o…

Lançamento horizontal

O que é lançamento horizontal O lançamento horizontal é um caso particular do lançamento oblíquo. Neste caso o ângulo de lançamento é igual a zero (ø=0). Na horizontal realize se movimento uniforme co…

Movimento circular

Movimento circular Movimento circular é basicamente um movimento curvilíneo com raio constante, São exemplos de movimento circular o ponteiro de um relógio, a roda de um caro, as pás do vent…

Força centrípeta e força elástica

Força centrípeta Quando um corpo realiza um movimento circular uniforme ela esta sujeita a uma aceleração centrípeta (ac) que e responsável pela mudança da direcção do movimento. A aceleração centrípe…

Força de atrito e Plano inclinado

Força de atrito e Plano inclinado Nessa aula iremos bordar de orna pratica os conceito de força de atrito e aplano inclinado. Atrito As vezes tentamos empurrar alguns corpos em certas superfícies…

Leis de Newton

Leis de Newton Na dinâmica estudamos basicamente três leis de Newton saber já a seguir; 1ª Lei de Newton lei da inércia Na ausência de uma força um corpo em repouso permanece em repouso e um corpo em …

Dinâmica (força resultante e decomposição de forças )

Dinâmica No primeiro capítulo vimos a cinemática onde estudamos os movimentos, veja que na cinemática não se importávamos com a causa do movimento aqui na dinâmica nos teremos em conta a causa do movi…

Calorimetria ( Princípio fundamental da calorimétrica)

Calorimetria Para um estudo eficaz da colorimetria convêm antes conhecemos as formas de transmissão de calor. As formas de transmissão de calor são ; – Condução – Convecção – Irradia…

Radiação térmica e Corpo negro

Radiação térmica Radiação térmica é a radiação electromagnética emitida devido a energia interna. (os corpo emitem radiações térmicas (infravermelhos) devido a temperatura que causa um movimento desor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.