Início » Aulas » Inequações logarítmicas

Inequações logarítmicas

O que são Inequações logarítmicas

Inequações logarítmicas são inequações onde a variável aparece no dentro de um logaritmo, são exemplos de inequações logaritmos as seguintes;

a)log2⁡ x<log2⁡ 2

b)log2 2x<9

c)log2 x<log2⁡ (2x-3)

d)log5⁡(x-2)<log5 ⁡x

e)log3(x-3)+log3(x+1)<log3 ⁡(x+1)+1

f)log2⁡ (x-4)<log2 2x+log2 (x+2)

Como exercícios de inequações logarítmicas

A resolução de inequações logarítmicas é feita de forma análoga as Inequações exponencial. (Tem em conta a base do logaritmo) que a>1 e 0 < a <1.

Resolução de Inequações logoritmo com base menor que 1. (a > 1)

Quando a base da inequação logarítmica é maior que 1 (a>1) não alteramos o sinal original da inequação ou seja.

loga x >loga y

a>y

Resolução de Inequações logaritmos com base menor que 1 e maior que zero 1. (0<a <1)

loga x >loga y

a<y

“ Quando a base é menor que 1 para resolver a inequação logaritmação devemos mudar de sentido do sinal de comparação se for > passa a ser < , se for ≤ mudamos para ≥ e vice versa.”

Porque em uma inequação logaritmo quando 0 < a <1 invertemos o sentido

A explicação para essa pergunta é a mesma que demos nas quando vimos inequações exponenciais. Ou seja deve-se ao facto de uma função logaritmo com base maior que zero e menor que 1 , ser uma função decrescente.

NOTA ; Ao resolver inequações logaritmos temos que ter sempre em conta o domínio de existência da expressão logaritmo que é o logaritmação e a base devem ser sempre positivo.

Resoluções de inequações logarítmicas

a)log5(2x-3) < log5x

Resolução

log5(2x-3) < log5x

2x-3< x

2x-x < 3

x < 3

b)Encontre a solução da inequação logarítmicas log2(x-1) > 2

Resolução

Log2(x-1) > 3

Nesse exercício de inequação logarítmicas só temos logaritmo em apenas um membro, temos que arranjar formas de termos logaritmo em ambos membros (com a mesma base), para isso vamos recorrer as propriedades de logaritmo sabemos que loga an =n, então ; 3=log2 23 substituindo três por essa expressão de logaritmo já teremos logaritmo em ambos membros, e dai já podemos resolver facilmente.

log2 (x-1) >log2 23

Dominio x-1 >0

x >1

Agora vamos resolver a equação

log2 (x-1) > log2 8

x-1> 8

x > 8+1

x > 9

c) log2 (x-7)+ log2 x ≥ 3

Primeiramente vamos calcular o domínio

x-7 > 0 e x > 0

x >7

A solução que nos formos a encontrar deve estar dentro do domínio

Resolução

log2(x-7)+ log2x ≥ 3

log2(x-7) x ≥ log2 23

log2(x2-7x) ≥ log2 8

x2-7x ≥ 8

x2-7x-8≥ 0

Agora estamos diante de uma inequação quadrática vamos resolver usando o método gráfico, primeiro vamos achar as raízes da equação quererão, x1=8 e x2=-1, agora vamos esboçar o gráfico dessa função quadrática e achar a solução (que será onde for maior ou igual que zero).

Notamos claramente que é maior que zero de ]- ∞,-1]U[8,+ ∞[

Agora vamos analisar se toda essa solução esta dentro do domínio

A solução da equação log2(x-7)+ log2x ≥ 3 é [8,+ ∞[

d) Qual é a solução da inequação  log3 (x2-1) ≤ 1

Resolução

log3 (x2-1) ≤ 1

Primeiro vamos calcular o domínio

x2-1>0 Vamos analisar no gráfico y=x2-1 onde se menor que zero

Agora vamos resolver a inequação;

log3 (x2-1) ≤ 1

log3 (x2-1) ≤ log3 3

x2-1 ≤ 3

x2-4 ≤ 0

x2-4=0

x=±2 vamos analisar no gráfico y=x2-4 onde se menor que zero

Vamos representar o domínio e a solução no mesmo sistema

Sol. x є [-2,-1[ U]1,2[   

Exercícios sobre Inequações logarítmicas para praticar

Calcule a solução das seguintes Inequações logarítmicas

a)log7(x-3) < log7 (-4x+7)

b)log3(2x-4) > 2

c)log2 (x2-9) ≤ 4

d)log2 (x-7)+ 2 ≥ log2 x + log2 (x-3)


Diagrama de Venn

O que é diagrama de Venn O diagrama de Venn é uma forma Matemática usada para representar um conjunto de dados. Como representar os dados no diagrama de Venn Como primeira dica para representar os dad…

Lógica Matemática ( operações lógicas e proposições)

Lógica Matemática A lógica matemática estuda o raciocínio matemático Valor lógico Os valores lógicos são verdadeiro e falso (V e F) O que é uma preposição? Uma preposição é uma expressão lógica que po…

Tipos de conjuntos (Teoria de conjuntos)

O que é um conjunto ? Conjunto é um agrupamento que pode ser de seres, números objectos etc, com as mesmas características. Elemento de um conjunto Elemento de um conjunto é cada objecto do conjunto S…

Operações entre conjuntos
Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos As principais operações entre conjuntos são; * União (U) * Intercessão (∩) * Complementar de um conjunto * Diferença (A/B) * Diferença simétrica ∆ União de conjuntos (AUB) A …

lei dos cossenos e lei dos senos

Lei dos cossenos Seja da um triângulo A lei dos cossenos relaciona os lados desse triângulo e os ângulos de tal modo que com dois lados e o ângulo oposto ao lado desejado seja possível determinar a me…

Equações trigonométricas

O que são equações trigonométricas Equações trigonométricas são equações que uma ou mais expressão trigonométrica. Relações trigonométricas usadas na resolução de equações trigonométricas. * sen(x)=co…

Resolução de (Teste I) de Calculo I UNIFEI

1) Calcule caso exista. Se não existir explique o por quê:Primeiro vamos Substituir onde vem x pela tendência que é 1 Temos uma indeterminação do tipo zero sobre zero 0/0 para resolver este limite (pa…

Exercícios sobre limites e continuidades

No numerador temos uma expressão modular primeiro vamos tirar o módulo. Sabemos que:Como os limites laterais quando x se aproxima de 3 são diferentes então não existe limite Quando x se aproxima de 3 …

Limites indeterminações do tipo zero sobre zero

Limites contendo indeterminações do tipo zero sobre zero são limites em que ao substituir a variável pela sua tende temos uma “expressão” do tipo zero sobre zero (0/0). Como resolver limites cont…

Resolução de exercícios sobre limites trigonométricos

Uma vez que já vimos o limite trigonométrico fundamental a gora e a hora de usar esse conhecimentos juntamente com as propriedades e identidades trigonométricos par a resolução de exercícios trigonomé…

Limites laterais (Limite lateral à esquerda e limite lateral à direita)

Seja dado uma função f(x) cujo o gráfico é representado na figura acima Como achar os limites laterais e o que são limites laterais? Para chegarmos ao ponto da abcissa x=a podemos usar dois camin…

Continuidade de função e Tipos de descontinuidades

Continuidade de função Seja dado uma função f(x) e um ponto qualquer x=a que pertence ao domínio de f(x) dissemos que a função f(x) é continua no ponto x=a se ;…

Movimento uniformemente variado

O que é movimento uniformemente variado Movimento uniformemente variado é aquele em que a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo. Ou seja a aceleração é constante. (Veja também Moviment…

Movimento uniforme

Movimento uniforme Movimento uniforme é aquele em que a velocidade instantânea permanece constante. Em termos gráficos temos; Gráficos e equações do movimento uniforme Conforme podemos ver o…

Queda livre e lançamento vertical para baixo e para cima

Queda livre Durante a queda livre os corpos realizam um movimente uniformemente variado com uma aceleração constante de aproximadamente 10 m/s² portanto todas as equações do movimento uniformemen…

Lançamento oblíquo

Lançamento oblíquo Para melhor compreende esse movimento vamos analisar o seguinte esquema de um corpo lançado obliquamente para cima com um ângulo ø em relação ao eixo x ; Conforme vemos no esquema o…

Lançamento horizontal

O que é lançamento horizontal O lançamento horizontal é um caso particular do lançamento oblíquo. Neste caso o ângulo de lançamento é igual a zero (ø=0). Na horizontal realize se movimento uniforme co…

Movimento circular

Movimento circular Movimento circular é basicamente um movimento curvilíneo com raio constante, São exemplos de movimento circular o ponteiro de um relógio, a roda de um caro, as pás do vent…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *