Início » Aulas » Integral de funções com fracções

Integral de funções com fracções

Integral de funções que resultam em arctag(x)

Essa é uma integral imediata, bastando apenas nos recordar da derivada da função arctangente (a função arctan(x)) , Quando aprendemos derivada vimos que a derivada da função arctan(x) é a função 1/(x2+1), O que pelo conceito de integral quer dizer que a integral da função  1/(x2+1) é a função arctan(x) e podemos escrever usando o símbolo de integral como sendo;

Sempre tivermos uma integral definida no fim depois de achar a solução devemos adicionar uma contaste arbitraria para generalizar a nossa solução vamos adicionar a contaste a nossa solução

Usando as formulas aprendidas anteriormente

Formula generalizada da integral que resultam em arctangente

Demonstração da formula

Iremos transformar a nossa fracção em uma função onde no numerador temos u2+1 para podemos aplicar que a integral se transforme em uma integral ja conhecida para isso vamos evidenciar o “a” no denominador

Recorrendo ao método de substituição, onde substituiremos x/ a por u

x/a=u

x=au

dx=adu

Vamos simplificar o “a2” do numerador com um “a” do denominar e depois tirar o “a” que sobra no denominar para fora da integral

Sabemos que a integral de 1 sobre u2+1 tem como resultado arctan(u)

Vamos substituir u por x/a e assim temos demonstração

Exercícios de calculo de integrais que resultam em funções trigonométricas inversas arcseno

Colocando o 4 em forma de potencia de expoente 2

Usando a forma que aprendemos acima temos como solução

Vamos colocar cinco na raiz e elevar ao quadrado

Podemos colocar 9 como 32

Seja ; x-2=u

dx=du

Como dissemos que u=x-2 onde tem u iremos substituir por x-2

Podemos escrever 16 como sendo 42

Fazendo; 3x+4=u

3dx=du

dx=du/3

Substituindo na nossa integral temos;

Tirando o 3 para fora da integrar

Essa integral tem como resultado a função arctagente

Podemos multiplicar 3 e 4 e assim temos o resultado final da nossa integral

Vamos separa a nossa integral em duas integrais

A primeira integra é uma integral do tipo du/u que resulta em ln|u| onde o nosso u é x2+25 e a segunda integral tem como em arctagente, mais na segunda primeiramente vamos tirar o 5 para fora da integral transformar 25 em 5 ao quadrado;

Fazendo a simplificação temos

Integrais com fracções de uma diferença de quadrados no denominador

Integrais com fracções do tipo

Essa integral tem como resultado;

formula de integral com fracções

Demonstração da integral com fracções

Quando aprendemos casos notáveis vimos que x2-a2=(x-a)(x+a)

Vamos trabalhar com a fracção que esta dentro da integral separar ela em duas fracções

Vamos calcular o valor de “p” e “q”

1=p(x+a)+q(x-a)

1=px+pa+qx-qa

1=(p+q)x+pa-qa

p+q=0 e pa-qa=1

p=- q

-qa-qa=1

-2qa=1

q=-1/2a

p=-q=1/2a

Vamos colocar o “1/2a” em envidecia

Vamos substituir essa espressao na nossa integral

Vamos tira o “1/2a” para fora da integral e separa a nossa integral em duas integrais

Sabemos que integral de 1/u é igual a ln|u| onde para a primeira integral o nosso u é “x-a” e para a segunda integral o u e’ “x+a”

Aplicando a propriedades de diferença de logaritmos temos;

Exercícios para praticar integrais com fracções

Vamos colocar o denominador na formula x2-a2 , onde para isso vamos transformar 9 em 32

Usando a formula que aprendemos acima temos

Vamos substituir 16 por 42

Usaremos o método de substituição

Seja ; 5x+4=u

5dx=du

dx=du/5

Vamos tira o 5 para fora da integral e depois aplicar a nossa formula de integrais com fracções

Como u=5x+4 vamos substituir u por essa expressão

Aulas relacionadas

Diagrama de Venn

O que é diagrama de Venn O diagrama de Venn é uma forma Matemática usada para representar um conjunto de dados. Como representar os dados no diagrama de Venn Como primeira dica para representar os dad…

Integral de fracções fraccionarias
Integral de fracções fraccionarias

Integral de funções do tipo Para integramos essa função vamos transformar a expressão que esta na raiz numa expressão do tipo Tendo já as integrais nesse formula vamos recorrer as formulas de integrai…

Integral de funções com fracções

Integral de funções que resultam em arctag(x) Essa é uma integral imediata, bastando apenas nos recordar da derivada da função arctangente (a função arctan(x)) , Quando aprendemos derivada vimos que a…

Integral de fracções (com raiz no denominador)
Integral de funções com fracções ( com raiz no denominador)

Integral de fracções com raiz no denominador Primeiro tipo Para integramos essa função vamos transformar a expressão que esta na raiz numa expressão do tipo Relembrando as formulas de integrais que fr…

Integral de funções que resultam em arcseno
Integral de funções que resultam em arcseno

Vamos começar o estudo da Integral de funções com fracções, primeiramente vamos aprender funções bem simples de integral (funções que são integradas de forma imediata). Como integral uma função do tip…

Integrais por partes (calculo integral usando o método de integrais por partes)

Integrais por partes A técnica de Integral por partes é uma técnica usada para simplificar a resolução de exercícios de integrais. O método de integrais por partes nos ajuda a resolução de exercícios …

Integral usando o método de substituição

Usar uma substituição no cálculo integral torna-se indispensável para resolver diversos exercícios de cálculo integral. Em alguns casos pode ser opcional usar o método de substituição, mais em outros …

Integral de funções trigonométricas seno e cosseno
Integral de funções trigonométricas seno e cosseno

Como integral uma função trigonométrica seno? As funções trigonométricas são funções com muita aplicação, saber calcular suas integrai ira nos ajudar a resolver diversos problemas na vida pratica e em…

Integral de funções que resulta em uma função logaritmo

Como integral uma função do tipo? Como forma de introdução e para facilitar a nossa compressão nessa aula primeiro vamos fazer uma breve revisão sobre a formula de integrais de função polinomial. Já a…

Integral de uma função exponencial

Como integral uma função exponencial? Se você já se perguntou como integral uma função exponencial nessa aula você terá a resposta de como achar a integral de uma função exponencial Fórmula de Integra…

Cálculo integral

Calculo de integrais de funções tipo ∫ xn dx Tendo já com alguma noção de o que seja o cálculo integral primeiramente iremos começar aprendendo algumas formulas que usaremos para fazer o cálculo, de s…

Lógica Matemática ( operações lógicas e proposições)

Lógica Matemática A lógica matemática estuda o raciocínio matemático Valor lógico Os valores lógicos são verdadeiro e falso (V e F) O que é uma preposição? Uma preposição é uma expressão lógica que po…

Tipos de conjuntos (Teoria de conjuntos)

O que é um conjunto ? Conjunto é um agrupamento que pode ser de seres, números objectos etc, com as mesmas características. Elemento de um conjunto Elemento de um conjunto é cada objecto do conjunto S…

Operações entre conjuntos
Operações entre conjuntos (teoria de conjuntos)

Operações entre conjuntos As principais operações entre conjuntos são; * União (U) * Intercessão (∩) * Complementar de um conjunto * Diferença (A/B) * Diferença simétrica ∆ União de conjuntos (AUB) A …

lei dos cossenos e lei dos senos

Lei dos cossenos Seja da um triângulo A lei dos cossenos relaciona os lados desse triângulo e os ângulos de tal modo que com dois lados e o ângulo oposto ao lado desejado seja possível determinar a me…

Equações trigonométricas

O que são equações trigonométricas Equações trigonométricas são equações que uma ou mais expressão trigonométrica. Relações trigonométricas usadas na resolução de equações trigonométricas. * sen(x)=co…

Funções trigonométricas função co-tangente

Funções trigonométricas função co-tangente y=ctg(x) A função co-tangente f(x)= ctg(x) é definida como a razão entre a função g(x)=cos(x) e a função h(x)=sen(x) . Com isso podemos claramente notar que …

Funções trigonométricas função tangente

Função tangente A função tangente f(x)=tan(x) é definida como a razão entre a função g(x)=sen(x) e a função h(x)=cos(x) . Com isso podemos claramente notar que função tangente tem zeros sempre que sen…

Funções trigonométricas função cosseno y=cos(x)

Função cosseno y=cos(x) Representação gráfica da função y=cos(x) Para representar o gráfico da função seno iremos construir uma tabela onde atribuiremos valores e x e encontrares com base nesses valor…

Funções trigonométricas função seno y=sen(x)

Funções trigonométricas As principais funções trigonométricas são função seno, função cosseno, função tangente e a função co-tangente. Nesse capítulo iremos aprender a como representar graficamente es…

Funções logarítmicas (Representação gráfica e estudo completo)

O que são funções logaritmicas? O que são funções logaritmicas? Funções logarítmicas são funções em que a variável esta no logaritmano, não basta só saber o concito de funções logarítmicas e necessári…

Inequações logarítmicas

O que são Inequações logarítmicas Inequações logarítmicas são inequações onde a variável aparece no dentro de um logaritmo, são exemplos de inequações logaritmos as seguintes; a)log2⁡ x<log2⁡ 2 b)l…

Funções exponenciais (Gráfico e estudo completo)

O que são funções exponenciais? Funções exponenciais são funções em que a variável esta no expoente, não basta só saber o conceito de funções exponenciais é necessário saber fazer o gráfico de uma fun…

Inequações exponenciais

O que são Inequações exponenciais Inequações exponenciais são inequações onde a variável aparece no expoente, são inequações do tipo; a)3x+2 <9 b)8x-3 > 32x c)4x-4x+2+30 ≥ -2 d)22x-5•2x+3 ≥-1 Como …

Estudo completo de uma função quadrática

O que é estudo completo de uma função ? Fazer o estudo complete de uma função significa indicar; 1.O domínio função 2.O contra domínio função 3.Os zeros da função 4. A ordenada na origem 5.As coordena…

Funções quadráticas (funções do segundo grão)

Depois de termos aprendido a resolver as equações quadráticas, e as inequações quadráticas agora vamos aprender sobre as funções quadráticas onde aprenderemos; – O que são funções quadráticas &#…

Equações exponenciais

Equações exponenciais são equações onde a variável esta no expoente. Ou seja são equações do tipo; 2x=1 5x+23x=2 Vale a pena recordar que se; ac   a-> chamamos de base c->chamamos de expoen…

Equações quadráticas

Equações quadráticas Equações quadráticas são equações do tipo ax²+bx+c=0 onde a é sempre diferente de zero (a≠0). Exemplo de equações quadráticas; Ex1;2x²+6x+4=0 Ex2;3x²-8x+6=0 Ex3; -x²-4x+6=0 Ex4: ½…

Módulo de um número real (funções modulares

Módulo de um número real Módulo é a distância de um número até a origem. Portanto o módulo é sempre positivo. Calcule: a) |3| b) |2| c) |-3| d) |-2| Como dissemos que modulo é a distância do número at…

Logaritmos ( equações logoritmicas)

Logaritmos são expressões do tipo; a>0 e a≠1; b>0 ; c є R Onde; a→ base b→ logaritmano Veja o que são equações exponenciais Definição de logaritmo loga b = c podemos definir o logaritmo como sen…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *